Cruelty Free: como funciona e o que muda para o consumidor

Cruelty Free
Cruelty FreeA tecnologia vem auxiliando grandes marcas de beleza a extinguir de vez os produtos testados em animais,  mas a batalha ainda é longa. Muitas empresas ainda não possuem o selo de Cruelty Free e infelizmente usam animais como cobaias para favorecer a indústria da beleza. Ainda sim, é possível consumir de maneira consciente e sustentável, comprando produtos que não são testados em animais ou não possuem  nenhuma origem animal. E é sobre esse assunto que vamos falar agora! 

O que é Cruelty Free

Na tradução literal, Cruelty Free significa "livre de crueldade", ou seja, a ideia é eliminar de uma vez por todas o incentivo a qualquer teste ou produção que envolva animais durante o processo. Esses testes acabaram tornando-se comuns nas empresas farmacêuticas, de beleza ou de produtos de limpeza. Os animais são usados para identificar reações adversas sobre esses produtos, antes do lançamento para o público geral. 

O grande problema é que durante esses testes, os animais sofrem maus-tratos e são geralmente sacrificados logo em seguida. Por isso o movimento Cruelty Free vem para mostrar que não há mais necessidade de testar produtos em animais, já que temos os avanços tecnológicos a favor da mudança. 

Cruelty Free e veganismo

Os termos seguem a mesma linha de sustentabilidade, mas são um pouco diferentes. Entenda:

Cruelty Free - basicamente luta pelo direito de não serem usados animais como cobaias em nenhuma hipótese para testar qualquer elemento. 

Veganismo - entende que nenhuma atividade humana deve explorar animais, seja para fins de trabalho, alimentação, dentre outros. Sendo assim, nenhum ingrediente de origem animal deve ser usado nos produtos veganos. 

Como funcionam os testes Cruelty Free

Uma das alternativas é realizar teste in vitro ou in vivo, com voluntários humanos. 

Outras alternativas são: tecidos de pele e a criação de olhos e gengivas desenvolvidas de forma artificial, em laboratórios. Sistemas operacionais e softwares especiais também podem ser usados para simular reações no corpo humano às substâncias usadas nos produtos em questão.

Marcas que fazem testes em animais 

Mesmo com toda a inovação tecnológica, ainda temos empresas nacionais e internacionais que não possuem o selo Cruelty Free e fabricam produtos testados em animais. Aqui no site PETA (People for the Ethical Treatment of Animals), você pode ter acesso à lista completa de todas elas. 

Marcas Cruelty Free no Brasil

Sim, temos muitas empresas no mercado, principalmente da moda e beleza que estão deixando para trás os produtos testados em animais - e a Bellaoggi é uma delas! Por ser uma marca de origem italiana, país que já está à frente do Brasil no aspecto Cruelty Free e que já proibiu o uso de animais para fins de testes, nossos produtos são livres de qualquer crueldade animal, algo que faz uma grande diferença na hora de consumir com consciência. 

Como saber se um produto é Cruelty Free

A maioria dos testes em animais são obrigatórios por lei em diversos países, e cada país define qual método é aceito ou não. Por isso, muitas marcas acabam encontrando "brechas" na lei e se apropriam do selo Cruelty Free erradamente. É importante ficar atento e pesquisar bastante antes de adquirir qualquer produto. 

Para ajudar a identificar as marcas que de fato são livres de crueldade animal, foi criado o selo Cruelty Free, simbolizado pelo coelho, animal muito utilizado como cobaia nos testes em laboratório. As marcas que utilizam esse selo se comprometeram em, de fato, eliminar qualquer categoria de crueldade animal em qualquer etapa do processo de produção. 

Você sabia dessas informações? Compartilha esse post com seus amigos e consuma de forma consciente!


You may also like Ver todo